Diferentes ataques, magias e outros
efeitos nocivos causam diferentes tipos de dano. Tipos de dano não têm regras
próprias, mas outras regras, como resistência ao dano, dependem dos tipos de
dano. Os tipos de dano estão listados à seguir, com exemplos para ajudar o
Mestre a atribuir um tipo de dano a um novo efeito.
Ácido
A baforada corrosiva de um dragão
negro e as enzimas dissolventes secretadas por um pudim negro causam danos de
ácido.
Concussão
Ataque brusco de força – martelos,
queda, constrição e coisas do tipo – causam danos de concussão.
Cortante
Espadas, machados e garras de monstros
causam danos cortante.
Elétrico
A magia relâmpago e a baforada de um
dragão azul causam danos elétrico.
Energia
É energia mágica pura focada em causar
dano. A maioria dos efeitos que causa dano de energia são magias, incluindo
mísseis mágicos e arma espiritual.
Fogo
Dragões vermelhos sopram fogo e muitas
magias conjuram chamas para causar dano de fogo.
Frio
O frio infernal da lança do diabo do
gelo e a explosão frígida da baforada de um dragão branco causam danos de frio.
Necrótico
Dano necrótico, causado por
mortos-vivos e magias como toque arrepiante, seca a matéria e até mesmo a alma.
Perfurante
Ataques de perfuração e empalação,
incluindo lanças e mordidas de monstros, causam danos perfurante.
Psíquico
Habilidades mentais como a rajada
psiônica de um devorador de mentes causam danos psíquico.
Radiante
Dano radiante, causado pela magia de
clérigo coluna de chamas ou a arma empunhada por um anjo, cauteriza a carne
como fogo e sobrecarrega o espírito com poder.
Trovejante
O estouro e concussão do som, como os
efeitos da magia onda trovejante, causam danos trovejante.
Veneno
Ferrões venenosos e gases tóxicos da
baforada de um dragão verde causam dano de veneno.
Resistência a Dano
Se você possui resistência ao tipo de
dano recebido, terá apenas metade do dano descontado no cálculo de redução. O
cálculo da resistência ao dano é sempre o último, por exemplo: você recebe 15
de dano, sendo que possui uma barreira que reduza 5, antes de reduzir o dano na
qual você tenha resistência, terá que reduzir os 5 primeiro. 15 – 5 /2.
Vulnerabilidade
Funciona de forma contraria da
Resistência, terá o dobro de dano recebido e sempre por último no cálculo.